Challenge Lisboa – Português

Essa competição chegou para mim em janeiro, desde que o bike falhou no Challenge Iceland ano passado eu tava afim de fazer um triatlo meia distância (1.9-90-21) e melhorar o meu tempo. No frio do janeiro islandês eu resolvi me inscrever nessa. Era conhecida como uma das mais rápidas dessa distância. Quando eu me inscrevi eu tava em folga do natação, tendo acabado de tirar a placa da clavícula. Faltando uns meses ainda eu imaginei q voltaria para forma rápido no natação e tudo tranquilo. Foi quase assim.. voltei a forma anterior sim, mas só foi em abril que me senti no mesmo lugar como antes. Mas tudo bem, forma tava ótima.

Me inscrevendo nessa época eu também sabia quão ocupado eu estaria no semestre, inscrito em 120% de estudos universitários, treinando 3 pessoas além do clube aonde sou treinador de bike e ainda acima disso eu tinha que treinar. Mas sempre dá para dar um jeito, ai isso não parecia impossível, só um desafio a mais.

Em fevereiro eu tinha planejado um viagem de treino com o clube para Tenerife, 9 dias em sol e montanhas, nadando, pedalando e correndo, vida boa. O que deixou ainda melhor é que nesses dias o pior clima do inverno passou na Islândia, muita neve, vento e doideira em geral. Voltamos para Islândia logo depois que acabou! Deu certo treinar fora na Islândia depois disso, ruas secas deixando ate andar de bike da estrada.

Os treinos foram bons, eu nadei com o grupo três vezes por semana, bike com grupo duas vezes e uma extra com pai, amigos, grupo ou sozinho e a corrida eu fiz tudo sozinho e sem programa, eu tentei aproveitar o tempo que tive, sai por 30-90 minutos, dando tiros, indo leve, indo pesado, variando veloz, fazendo subidas, mistura de tudo.

Mesmo sem muita organização para essa competição, mesmo com barreiras de clima tirando a vontade de treinar e às vezes a chance de treinar, mesmo sem dieta bem controlada, forma estava boa. As competições que eu quis usar como teste deram todas bem certo. Foi meia maratona em abril que acabei em 1:20:35, vencendo ela. Um triatlo super sprint fim de semana passada onde melhorei em cada disciplina para total de 80 segundos, acabando em segundo lugar (só atrás do único elite que temos) e uma de bike de 106km aonde acabei no segundo grupo, lugar 13-20, bem melhor do que esperado.

Foi com essas experiências que eu fui para Lisboa. Eu tava otimista e me sentindo pronto, sentindo que eu poderia bater nos meus gols. Os gols para a competição eram 29 minutos no natação, 2h15m na bike e 1h25m na corrida com o total sendo abaixo de 4h20m. Cheguei com minha irmã na quarta-feira de noite, na quinta-feira peguei meus dados e ajeitei a bike. Na sexta-feira fui com o pessoal (fomos 4 pessoas do clube) provar o percurso do natação, ajeitar a transição da bike e ir pro race briefing.

Por varias razões tinha umas problemas com organização da competição. Primeiro era com os dados, os sacos da bike e da corrida eram metade do tamanho normal, mal dando para botar os sapatos de corrida, ainda menos a capacete. O percurso da bike era mudado do que foi anunciado no site para ser mais complicado com duas curvas U no meio da pista em cada volta (4 voltas). Transição foi bem mais apertada do que era para ser. Essas foram as problemas logo lá na sexta-feira. Mas mesma problema para todo mundo, tentaria ver pelo lado bom e aproveitar já estar aqui. Sabendo que o percurso da bike ficaria mais devagar era para aumentar o gol da bike um pouco, mas curti 4h20m tanto que resolvi deixar.

O dia da competição

Acordei as 4:10 para tomar o café da manhã, botar o trisuit, as tatuagens do número e protetor solar. Acabei de ajeitar tudo e sai com minha irmã as 5:40 (ela não achou isso legal). Chegamos la as 6:10 e ajeitei a bike, enchendo as garrafas, montando os sapatos e visualizando mais umas vezes a transição acontecer e o que e como fazer tudo. Encontramos com o pessoal la e fomos botar o wetsuit. Fui pro banheiro e logo para linha para começar. A competição começou as 7:40 para mim e 7:45 pros outros do grupo.

Entrei na agua esperando eles buzinar para tudo começar. Me coloquei na segunda fila do natação bem pro meio de todo mundo. Buzinou e começou! Os primeiros metros sempre são uma luta e realmente foram uma luta! Tendo me colocado no meio eu tive luta aos dois lados, nadando acima de pessoas, tendo pessoas acima de mim, batendo e sendo batido.. Foi assim os primeiros 3 minutos mas depois da primeira boia tudo se acalmou e ficou mais organizado. Consegui me colocar atras de um grupo, aproveitando o veloz deles e fiquei nos pés deles ate o final. Sai do natação um pouco abaixo de 29 minutos (bem no gol!!) me sentindo bem. Tirei o wetsuit de cima e subi para área de transição.

Eu peguei o saco da capacete e fui para a tenda de trocar. Acabei de tirar o wetsuit lá, botei o sinto do numero, coloquei o wetsuit dentro do saco, a capacete na cabeça e joguei o saco pros voluntários. Cheguei na bike e tirei ela logo correndo ate a linha de montar, subi e comecei a pedalar.

A bike era quatro voltas de uns 22kms e pelo percurso anunciado era para ser bem plano e simples a menos de uma subida na metade em cada volta, tendo 70m de altura somando para 280m. Isso parecia bem bom quando me inscrevi mas como isso tava exagerado não podia nem imaginar. Botando em pleno texto, o relógio gps falou 800m de altura! Mais que triplo do que imaginei. Mas né, já tava lá, obviamente não tinha nada o que eu fazer menos que seguir o plano. O plano foi manter média de 260W NP de poder, isso, num percurso bem plano é para dar um tempo de uns 2h10m e com essa uma subida lá, 2h15m parecia bem possível. Mas depois de duas voltas, eu tava com 1h12m e sentindo o esforço me cansando. Chegando na metade assim eu vi que 2h30m acabaria sendo um tempo bem mais provável. Lutei para manter a potência e acabei a segunda metade quase no mesmo tempo, acabando o total do bike em 2h26m. 11 minutos mais devagar do que eu queria, tava sentindo dor na bunda que imaginei que atrapalharia a corrida, não estava parecendo muito bom não esse dia.

Cheguei na transição e levei a bike para o meu lugar. Tirei capacete e botei na bike e corri para pegar o saco da corrida. Senti bem muito la o dor de correr na bunda mas parecia mais sendo algo para me irritar do que algo de me atrapalhar muito. Coloquei meias, sapatos, óculos, peguei o boné e joguei o saco pros voluntários e comecei a corrida. O sonho era conseguir correr abaixo de 4 minutos por km mas logo no começo 4:10 parecia o que seria o meu veloz de hoje. Joguei água em mim na primeira estação de água, tomei um golpe de red bull e joguei água em mim na segunda e no resto joguei copo ou garrafa de agua em mim por calor.

Chegando na metade vi que tinha algo errado com esse percurso, eu cheguei la em uns 39 minutos e eu sabia que eu não tava correndo tão rápido assim. Sabia que eu corria tudo certo lá e de novo pensei que isso foi fora do meu controle e que eu seguiria em frente dando o que tinha. Continuei passando muita gente e acabando a terceira volta de quatro vi que acabar abaixo de 4h20m ainda seria possível mesmo com todo esse atraso da bike, o percurso da corrida salvaria tanto tempo assim! Isso levantou o entusiasmo e fui bem na última volta passando ainda mais gente e aumentando meu veloz de novo depois de ter cansado lá pro meio. Cheguei no final abaixo de 4h19m batendo o gol fácil! O esforço foi grande, o resultado foi diferente do que eu pensei mas acabei com um tempo que quis e com um corpo acabado e uma mente satisfeita.

A competição foi boa, teve obstáculos e teve mudanças, teve problemas na preparação mas afinal posso dizer que eu dei o meu melhor, que eu cheguei lá com a mente preparada e que eu fiz o melhor com o dia que eu poderia ter feito. O percurso não foi o que imaginei, a organização pior do que seria para ser numa competição dessa altura, mas foi bom, foi divertido, foi difícil e foi um desafio.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

Create a website or blog at WordPress.com

Up ↑